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Prefeitura de Porto Alegre

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De 1955 a 2018

Uma nova opção de transporte para cruzar a cidade

Já sob administração da Prefeitura,  no final dos anos 50 a Carris compra 10 troleibus – ônibus tracionados a motor elétrico. Destes, apenas cinco entrariam em funcionamento, em 1964, nas linhas Gasômetro e Menino Deus. Supreendentemente, o serviço de troleibus fracassa, seja pela insuficiência de força da rede elétrica ou pela campanha deflagrada pelo sindicato dos Rodoviários e imprensa, que viam o transporte de tração elétrica como ineficiente e um atraso para a cidade. O fracasso dos tróleis deu uma sobrevida aos bondes, que circulariam até o dia oito de março de 1970. A partir desta data, a Carris passa a operar o transporte em Porto Alegre exclusivamente com ônibus.

A substituição dos bondes por ônibus não foi suficiente para salvar a companhia das dificuldades financeiras, que só começariam a ser revertidas com a criação das linhas transversais em 1976. As Ts cruzam a cidade de bairro a bairro, sem a necessidade de fazer baldeação na região central. Com as linhas T1, T2, T3 e T4, os passageiros passam a ter uma nova opção de transporte, indo de um bairro a outro da cidade utilizando somente um ônibus, evitando a concentração de veículos no Centro. As transversais se tornam um grande sucesso e são gradativamente ampliadas até a linha T11, criada em 2006.

Entre os anos de 2010 e 2011, mais ações se destacam nas atividades da Carris. Podemos citar a criação da Unidade de Documentação e Pesquisa, Territórios Negros como projeto de valorização da comunidade negra e sua história dentro da sociedade gaúcha, ações que envolvem o voluntariado com a participação do projeto do Linha Solidária em diferentes segmentos sociais.

Fechamos 2011 com a criação da Linha C4 Balada Segura,  projeto em parceria com a EPTC que  presta atendimento de transporte para a população frequentadora das noites na capital, zelando pela segurança e contribuindo para a diminuição de acidentes ocorridos pela mistura álcool e direção.

Em 2012, criamos a linha derivada T11A, que reforça o atendimento aos passageiros da T11.

Em 2016, com a implantação do novo sistema de transporte de Porto Alegre, a Companhia passou a operar as novas linhas T12 - Restinga Cairú, T12A - Restinga PUC, T12.1 - Pitinga Cairú e T13 - Triângulo/PUC. As linhas T12 e suas derivadas substituíram os prefixos 314 - Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga e Lomba do Pinheiro à PUCR e à Terceira Perimetral. Já a T13 substituiu a 5201 - Triângulo/24 de outubro/PUC, circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.



Linhas Transversais

- 1976: T1, T2, T3 e T4

- 1989: T5

- 1990: T6

- 1995: T1 Direta

- 1997: T2A

- 1998: T7

- 1999: T8

- 2000: T9 e T10

- 2006: T11 Terceira Perimetral

- 2012: T11A 

- 2016: T12, T12.1, T12A e T13
 



              



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