Prefeitura de Porto Alegre

CARRISHistóriaHistórico

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

De 1872 a 1908

Bondes: primeiro as mulas. Depois, a energia elétrica

Em 1872, Porto Alegre completava 100 anos. Uma cidade ainda jovem, mas que já contava com uma população de 44 mil habitantes circulando pelas ruas ainda precárias. Uma viagem de ida e volta dos arraiais mais distantes até o Centro poderia levar um dia inteiro. Um tipo de gôndola apelidada de maxambomba circulou por volta de 1865, mas não teve muito sucesso e logo caiu em desuso.

No dia 19 de junho de 1872, porém, um decreto assinado por Dom Pedro II alteraria de forma significativa o cotidiano da cidade: é concedida "à companhia – Carris de Ferro Porto-Alegrense, - autorização para funcionar" (Decreto nº 4.985). A partir daí, o transporte coletivo da cidade foi evoluindo, dinamizando o contexto urbano e alterando o aspecto das ruas e até mesmo dos futuros bairros.

Inicialmente, a Carris operou bondes tracionados por mulas. Em quatro de janeiro de 1873, a inauguração da primeira linha, a Menino Deus, foi motivo de festa com muita pompa e uma parelha de cavalos brancos no lugar das mulas. No dia seguinte, as mulas já pegaram no pesado.

Em 1895, ocorreram em Porto Alegre as primeiras experiências com a eletricidade. É inaugurada a usina termoelétrica da Companhia Fiat Lux. Em 1906, as duas empresas de transporte de bondes – Carris de Ferro e Carris Urbanos, fundada em 15 de janeiro de 1893 – se unem e formam a Companhia Força e Luz Porto-Alegrense, responsável pelo transporte elétrico e também pelo fornecimento de energia para a Capital.

Durante dois anos, é instalada a rede elétrica na cidade e são feitas demais adaptações nas antigas linhas de bondes a mula. Em 10 de março de 1908, circulam os primeiros bondes elétricos. Vieram da Inglaterra 35 veículos de quatro rodas e dois bondes modelo Imperial, com dois andares, conhecidos como Chopp Duplo. Os primeiros bondes elétricos trafegaram nas linhas Menino Deus, Glória, Teresópolis e Partenon.

              



Facebook PMPA Nossa Porto Alegre Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170