Prefeitura de Porto Alegre

CARRISLinhas de ÔnibusPassagens

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Passagens

Valor da tarifa
O valor da tarifa no transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre é R$ 2,95.

Tri
O Tri é o sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre que consiste na arrecadação automática da passagem de ônibus e lotação, de forma que as carteiras de identificação e as fichas foram substituídas por cartões com créditos eletrônicos. Isso possibilita que a cidade tenha um sistema mais evoluído de transporte público coletivo e seletivo, como é utilizado em outros grandes centros do Brasil e do mundo. O sistema de bilhetagem eletrônica também tem como objetivo integrar itinerários e beneficiar usuários com descontos na tarifa para usuários de mais de uma linha para um mesmo trajeto, a chamada Passagem Integrada (o usuário paga a primeira passagem inteira e a segunda com 50% de desconto), operacionalmente o sistema proporcionou avanços na medida em que as tripulações e usuários têm a disposição uma forma mais segura e eficaz do processo do pagamento e arrecadação da tarifa.

Integração Trensurb
A Carris mantém integração tarifária com a Trensurb, beneficiando os passageiros que moram ou trabalham em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ao utilizar o Sistema de Integração, o usuário poderá realizar uma viagem de metrô e de ônibus utilizando um único bilhete. Além de mais prático, traz economia para quem usa.
O bilhete Integração Metrô-Ônibus é vendido nas estações da Trensurb e nos ônibus da Carris que fazem integração: C1, C2, C3, T2, T3, T5, T8 e T11.

Tipos de cartão:

- Cartão Vale-Transporte: destina-se a trabalhadores que recebem vale-transporte. O cartão substitui as fichas verdes, e é fornecido pelo empregador. Para obter informações sobre o seu cartão, contate seu empregador. Utilize seu cartão de forma adequada.

- Cartão Passagem Antecipada: é igual ao de vale-transporte. Porém, a Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. O cartão substitui as fichas azuis, uma passagem de valor integral que pode ser obtida por qualquer pessoa. Quem ainda não tem um cartão Tri, poderá fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. Quem já possui o Tri Escolar ou Vale-transporte poderá colocar créditos de Passagem Antecipados no seu cartão.

- Cartão Passagem Escolar: destina-se a estudantes de instituições reconhecidas por órgãos normativos do sistema de ensino: fundamental, médio, técnico-profissionalizante, pré-vestibular e superior e, também, a professores. Para obter informações sobre seu cartão, contate sua entidade representativa. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Passaporte de Isenção: destina-se aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas portadoras de deficiência que possuem isenção de tarifa. Para a obtenção de informações sobre seu cartão contate a EPTC por meio do número 118. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Acompanhante de Isenção: é de uso exclusivo de acompanhantes de pessoas portadoras de deficiência, que possuem isenção e que são incapazes de se locomoverem sozinhas. Para obtenção de informações sobre seu cartão procure a Entidade representativa do beneficiário. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

Cartão Rodoviário: destina-se somente a profissionais que trabalham nas empresas de transporte coletivo urbano de Porto Alegre. Para obter informações sobre o seu cartão, contate o RH, treinamento ou setor correspondente em sua empresa. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Fiscalização EPTC: é utilizado apenas por fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação. Para ter acesso a informações sobre o seu cartão, contate o RH, treinamento ou setor correspondente da EPTC. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Vou à Escola: é utilizado por estudantes da rede municipal de ensino que recebem auxílio transporte da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Para mais informações sobre esse cartão e seu benefício, entre em contato com a sua escola ou com a Smed. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.



              

Facebook PMPA     Nossa Porto Alegre Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170