Prefeitura de Porto Alegre

CARRISLinhas de ÔnibusPassagens

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Passagens

Valor da tarifa
O valor da tarifa no transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre é R$ 2,95.

Tri
O Tri – Transporte Integrado é o sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre que consiste na arrecadação automática da passagem de ônibus, através da utilização de cartões inteligentes com créditos eletrônicos. Isso possibilita que a cidade tenha um sistema mais evoluído de transporte público coletivo, como é utilizado em outros grandes centros do Brasil e do mundo. O sistema de bilhetagem eletrônica também tem como objetivo integrar itinerários e beneficiar os passageiros, através de descontos na tarifa para quem utiliza mais de uma linha e para quem utiliza outros meios de transporte coletivo.

Passagem Integrada
A segunda passagem integrada é de graça em Porto Alegre. Para usufruir essa integração, o usuário tem 30 minutos, após seu desembarque do primeiro ônibus, para embarcar em um segundo ônibus. O cálculo do tempo para integração é feito com base no tempo de trajeto de cada linha de ônibus, garantindo ao usuário que, independentemente de onde este desembarcar, ele tenha ao menos 30 minutos para embarcar em um segundo ônibus. O prazo de 30 minutos é baseado em cálculos que levam em consideração o tempo total do trajeto de cada linha (está registrado no sistema), em condições normais de trânsito, e o momento em que o passageiro aproxima o cartão do validador. O sistema calcula automaticamente. Todos os passageiros pagantes que têm cartão TRI podem aproveitar a segunda passagem grátis. Inclusive os estudantes, que hoje já têm 50% de desconto nas suas viagens, podem receber o benefício. Para isso, basta embarcar no segundo ônibus dentro do tempo da integração (em até 30 minutos após descer do primeiro coletivo).




Integração Trensurb
A Carris mantém integração tarifária com a Trensurb, beneficiando os passageiros que moram ou trabalham em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ao utilizar o Sistema de Integração, o usuário poderá realizar uma viagem de metrô e de ônibus utilizando um único bilhete. Além de mais prático, traz economia para quem usa.
O bilhete Integração Metrô-Ônibus é vendido nas estações da Trensurb e nos ônibus da Carris que fazem integração: C1, C2, C3, T2, T3, T5, T8 e T11.

Tipos de cartão:

- Cartão Vale-Transporte: destina-se a trabalhadores que recebem vale-transporte. O cartão substitui as fichas verdes, e é fornecido pelo empregador. Para obter informações sobre o seu cartão, contate seu empregador. Utilize seu cartão de forma adequada.

- Cartão Passagem Antecipada: é igual ao de vale-transporte. Porém, a Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. O cartão substitui as fichas azuis, uma passagem de valor integral que pode ser obtida por qualquer pessoa. Quem ainda não tem um cartão Tri, poderá fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. Quem já possui o Tri Escolar ou Vale-transporte poderá colocar créditos de Passagem Antecipados no seu cartão.

- Cartão Passagem Escolar: destina-se a estudantes de instituições reconhecidas por órgãos normativos do sistema de ensino: fundamental, médio, técnico-profissionalizante, pré-vestibular e superior e, também, a professores. Para obter informações sobre seu cartão, contate sua entidade representativa. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Passaporte de Isenção: destina-se aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas portadoras de deficiência que possuem isenção de tarifa. Para a obtenção de informações sobre seu cartão contate a EPTC por meio do número 118. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Acompanhante de Isenção: é de uso exclusivo de acompanhantes de pessoas portadoras de deficiência, que possuem isenção e que são incapazes de se locomoverem sozinhas. Para obtenção de informações sobre seu cartão procure a Entidade representativa do beneficiário. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

Cartão Rodoviário: destina-se somente a profissionais que trabalham nas empresas de transporte coletivo urbano de Porto Alegre. Para obter informações sobre o seu cartão, contate o RH, treinamento ou setor correspondente em sua empresa. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Fiscalização EPTC: é utilizado apenas por fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação. Para ter acesso a informações sobre o seu cartão, contate o RH, treinamento ou setor correspondente da EPTC. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

- Cartão Vou à Escola: é utilizado por estudantes da rede municipal de ensino que recebem auxílio transporte da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Para mais informações sobre esse cartão e seu benefício, entre em contato com a sua escola ou com a Smed. Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.



              

Facebook PMPA Nossa Porto Alegre Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170