Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Licitações e Contratos Carris voltar ao topo ^

Motorista da Carris socorre carro em chamas

11/08/2017 16:52:03

Por volta das 19h30 da quinta-feira, 10, o motorista Rubem Jadir da Silva guiava o ônibus pela avenida Antônio de Carvalho, percorrendo o itinerário da linha T4 no sentido Sul-Norte. Um carro particular, no lado oposto da rua, emitia fumaça e labaredas intensas. Estava estacionado à direita na pista do sentido bairro-Centro.

A consciência da complexidade de sua profissão, que não se restringe a dirigir o ônibus, mas a zelar pela segurança no trânsito, atuando com cidadania e sempre atento ao convívio social nas vias, fez com que o motorista agisse rápido: Jadir parou o coletivo, levantou-se, pegou o extintor de incêndio, desceu do ônibus, atravessou a rua e apagou o fogo que tomava conta daquele veículo.

“Eu agi pelo meu coração”, resumiu Jadir. “Era muito fogo, mas o carro estava na direção contrária, na outra pista. Eu vi que eles precisavam de ajuda”, contou, referindo-se ao casal que tentava sair do carro em chamas.

Mas o motorista não estava indiferente ao perigo. “Foi tenso, o pessoal ficou com medo”, contou. A coragem e a postura profissional, enfim, falaram mais alto. “Eu fiz tudo consciente, eu me botei no lugar daquele motorista. Alguns passageiros me deram parabéns, outros ficaram espantados”, avaliou.

A ação chamou a atenção de um passageiro, que dividiu o relato e a experiência no Facebook. Em texto postado anonimamente, a pessoa afirma sentir “felicidade em ver que ainda existem pessoas prestativas” e pede “por mais profissionais assim”.

“Eu já fiz muitos treinamentos na Carris, o mais recente foi sobre acessibilidade e primeiros socorros”, contou. “É importante ter consciência da complexidade da profissão”, disse Jadir, que já acumula quase duas décadas de experiência como motorista.

Treinamento - Assim como ele, todos os motoristas da Carris recebem treinamentos regulares. As formações vão desde a integração, quando aprendem atendimento ao passageiro, primeiros socorros e segurança, até atualizações de legislação de trânsito. Os cursos periódicos de reciclagem dirigidos ao condutor de transporte coletivo também são frequentados periodicamente por todos os profissionais. 



/carris /motorista /onibus

Texto de: Fernanda Schwengber Leal
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170