Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Licitações e Contratos Carris voltar ao topo ^

Carris apresenta planejamento de gestão na Câmara de Vereadores

27/04/2017 20:00:00

Foto: Elson Sempé Pedroso/Divulgação CMPA
Conforme a presidente Helen Machado, desafio é tornar a empresa sustentável

Conforme a presidente Helen Machado, desafio é tornar a empresa sustentável

O planejamento de gestão da Carris para os próximos anos foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 27, aos vereadores de Porto Alegre pela diretora-presidente da Companhia, Helen Machado. Durante duas horas, Helen explicou aos parlamentares os pilares que irão abrigar os programas que visam, entre outros objetivos, recuperar os resultados financeiros da empresa. “São quatro grandes projetos nas áreas de gestão de pessoas, qualidade, financeiro e de operação que irão impulsionar as mudanças, buscando sempre a excelência de gestão”, revelou.

Como parte do processo de mudança, Helen afirmou que a intenção da nova direção é resgatar nos funcionários o orgulho de pertencer a uma das empresas mais importantes do ramo no país. “Encontramos funcionários com larga experiência, que querem contribuir muito para o bom funcionamento da Carris”, disse. O engajamento dos colaboradores em todos os níveis hierárquicos foi avaliado como fundamental pelas novas lideranças para o sucesso da implantação do novo plano de gestão. 
 
A presidente destacou que a Carris já é a operadora do sistema de Porto Alegre que apresenta os melhores índices de qualidade do transporte. Entre as medições estão o Índice de Viagens Realizadas (IVR), Pontualidade (ICV) e Reclamações de Passageiros. A Companhia também apresentou o Índice de Disponibilidade de Frota conforme o planejado no primeiro trimestre de 2017 e foi a operadora que menos recebeu multas da EPTC por descumprimento da tabela horária – apenas 64 de um total de 1.750 aplicadas. Helen ressaltou, contudo, que o desafio da nova gestão é também tornar a empresa sustentável do ponto de vista financeiro.
 
Aproximação com servidores do quadro
 
A qualificação do quadro de gestores é vista como fundamental neste processo de mudança. “Hoje tanto a diretoria como os gerentes possuem sólida experiência em suas respectivas áreas”, destacou. Helen também ressaltou que a integração dos colaboradores junto ao processo de administração também é uma preocupação da nova diretoria. 
 
Para isso, foi criado o programa Linha Direta. Ao final de cada mês, um grupo de funcionários é sorteado para participar de uma mesa redonda com a diretoria. Na reunião são apresentados os principais projetos e os desafios enfrentados pela Companhia. Qualquer servidor pode se inscrever para participar do sorteio. 

“Engajar o bom funcionário é fundamental neste trabalho de reformulação profunda pela qual a Carris está passando. O comprometimento com o processo de mudança acontece em pequenos gestos, que, reunidos, trazem grandes resultados”, considerou Helen.

Texto de: João Paulo Magalhães
Edição de: Flávia Lima Moreira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170