A Companhia Carris Porto-Alegrense foi a empresa de transporte público que apresentou, no primeiro trimestre de 2017, os melhores índices de qualidade do serviço ofertado à população de Porto Alegre. Entre as medições estão o Índice de Viagens Realizadas (IVR), Pontualidade (ICV) e Reclamações de Passageiros. A Companhia também apresentou o Índice de Disponibilidade de Frota conforme o planejado no período e foi a operadora que menos recebeu multas da EPTC por descumprimento da tabela horária – apenas 64 de um total de 1.750 aplicadas.
Reclamações:
2017/Grupo |
Carris |
Consórcio 1 |
Consórcio 2 |
Consórcio 3 |
Janeiro |
231 |
298 |
604 |
418 |
Fevereiro |
133 |
259 |
528 |
301 |
Março |
309 |
449 |
1446 |
564 |
Total |
673 |
1006 |
2578 |
1283 |
Nos primeiros três meses do ano, a Carris foi a empresa com menor número de reclamações no comparativo com os outros consórcios – referidos aqui como consórcios 1, 2 e 3. Só em fevereiro, o grupo de empresas com mais reclamações (consórcio 2) apresentou números quase cinco vezes maiores.
No total do trimestre, a Carris também aparece como a empresa com menos reclamações – foram quase quatro vezes menos do que o consórcio 2, que apresentou o maior número. Os outros dois grupos de empresas apresentaram respectivamente 1,9 vezes mais reclamações (consórcio 3) e 1,4 vezes mais manifestações de insatisfação (consórcio 1).
ICV (Índice de Cumprimento de Viagens)
2017/Grupo |
Carris |
Consórcio 1 |
Consórcio 2 |
Consórcio 3 |
Sistema |
Janeiro |
91,99% |
90,77% |
91,14% |
83,33% |
89,08% |
Fevereiro |
91,15% |
88,15% |
89,68% |
82,84% |
87,64% |
Total |
91,57% |
89,46% |
90,41% |
83,09% |
88,34% |
No total do bimestre, a Carris foi a empresa com maior índice de cumprimento de viagens, indicador avaliado pelo órgão gestor através do sistema Soma que mostra quando o ônibus está chegando na parada no horário previsto. Nos dois meses, 91,57% das viagens da Carris foram cumpridas. O consórcio 3, grupo que apresentou o desempenho mais baixo, cumpriu 83,09% das viagens. Os outros grupos apresentaram, respectivamente, ICV 89,46% (consórcio 1) e 90,41% (consórcio 2). A média de viagens cumpridas no sistema ficou em 88,34% no período.
Índice de Viagens Realizadas - Outro indicador utilizado pela operação da Carris para medir a qualidade do serviço oferecido à população é o IVR, que mede a quantidade de viagens que foram realizadas, sem considerar cumprimento do horário (que pode variar em segundos ou minutos). Nos três primeiros meses do ano, o IVR da Carris se manteve em quase 100%. Ao todo, 99,47% das tabelas previstas realizaram a viagem.
Isenções - A Carris continua transportando maior número de passageiros com isenção ou desconto, embora opere 22% do sistema. De todos os passageiros que utilizaram a segunda passagem gratuita nos dois três meses de 2017, 30% deles foram transportados pela Carris. Os consórcios 1, 2 e 3 transportaram, respectivamente, 24,96%, 25,45% e 19,48% dos passageiros que utilizaram a segunda passagem gratuita no período.
Multas - Em 2017, a EPTC já aplicou 1.750 multas por desrespeito à tabela horária. Desse total, a a Carris recebeu 64 (os números são de 11/04/17).
Texto de: Fernanda Schwengber Leal e João Paulo Magalhães
Edição de: Gilmar Martins
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