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Carris lidera índices de qualidade do transporte público

13/04/2017 18:18:52

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
No trimestre, a Companhia foi a empresa com menor número de reclamações

No trimestre, a Companhia foi a empresa com menor número de reclamações

A Companhia Carris Porto-Alegrense foi a empresa de transporte público que apresentou, no primeiro trimestre de 2017, os melhores índices de qualidade do serviço ofertado à população de Porto Alegre. Entre as medições estão o Índice de Viagens Realizadas (IVR), Pontualidade (ICV) e Reclamações de Passageiros. A Companhia também apresentou o Índice de Disponibilidade de Frota conforme o planejado no período e foi a operadora que menos recebeu multas da EPTC por descumprimento da tabela horária – apenas 64 de um total de 1.750 aplicadas.

Reclamações:

2017/Grupo

Carris

Consórcio 1

Consórcio 2

Consórcio 3

Janeiro

231

298

604

418

Fevereiro

133

259

528

301

Março

309

449

1446

564

Total

673

1006

2578

1283

Nos primeiros três meses do ano, a Carris foi a empresa com menor número de reclamações no comparativo com os outros consórcios – referidos aqui como consórcios 1, 2 e 3. Só em fevereiro, o grupo de empresas com mais reclamações (consórcio 2) apresentou números quase cinco vezes maiores.

No total do trimestre, a Carris também aparece como a empresa com menos reclamações – foram quase quatro vezes menos do que o consórcio 2, que apresentou o maior número. Os outros dois grupos de empresas apresentaram respectivamente 1,9 vezes mais reclamações (consórcio 3) e 1,4 vezes mais manifestações de insatisfação (consórcio 1).

ICV (Índice de Cumprimento de Viagens)

2017/Grupo

Carris

Consórcio 1

Consórcio 2

Consórcio 3

Sistema

Janeiro

91,99%

90,77%

91,14%

83,33%

89,08%

Fevereiro

91,15%

88,15%

89,68%

82,84%

87,64%

Total

91,57%

89,46%

90,41%

83,09%

88,34%

No total do bimestre, a Carris foi a empresa com maior índice de cumprimento de viagens, indicador avaliado pelo órgão gestor através do sistema Soma que mostra quando o ônibus está chegando na parada no horário previsto. Nos dois meses, 91,57% das viagens da Carris foram cumpridas. O consórcio 3, grupo que apresentou o desempenho mais baixo, cumpriu 83,09% das viagens. Os outros grupos apresentaram, respectivamente, ICV 89,46% (consórcio 1) e 90,41% (consórcio 2). A média de viagens cumpridas no sistema ficou em 88,34% no período.

Índice de Viagens Realizadas - Outro indicador utilizado pela operação da Carris para medir a qualidade do serviço oferecido à população é o IVR, que mede a quantidade de viagens que foram realizadas, sem considerar cumprimento do horário (que pode variar em segundos ou minutos). Nos três primeiros meses do ano, o IVR da Carris se manteve em quase 100%. Ao todo, 99,47% das tabelas previstas realizaram a viagem.

Isenções - A Carris continua transportando maior número de passageiros com isenção ou desconto, embora opere 22% do sistema. De todos os passageiros que utilizaram a segunda passagem gratuita nos dois três meses de 2017, 30% deles foram transportados pela Carris. Os consórcios 1, 2 e 3 transportaram, respectivamente, 24,96%, 25,45% e 19,48% dos passageiros que utilizaram a segunda passagem gratuita no período.

Multas - Em 2017, a EPTC já aplicou 1.750 multas por desrespeito à tabela horária. Desse total, a a Carris recebeu 64 (os números são de 11/04/17).



/carris /transporte_coletivo

Texto de: Fernanda Schwengber Leal e João Paulo Magalhães
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
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