Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Licitações e Contratos Carris voltar ao topo ^

Carris celebra 144 anos com ação na Arena do Grêmio

23/06/2016 07:59:33

Foto: Thalles Campos/Arquivo PMPA
Colaboradores lembrarão história que relaciona Hino do Grêmio e Carris

Colaboradores lembrarão história que relaciona Hino do Grêmio e Carris

Em mais uma ação da semana de aniversário de 144 anos da Carris, a companhia vai lembrar a história que relaciona a Carris e o hino do Grêmio, no gramado da Arena, minutos antes do jogo contra o Vitória, nesta quinta-feira, 23, válida pelo Brasileirão. Um grupo de colaboradores da companhia ingressará ao centro do estádio carregando uma faixa com a mensagem: “’Até a pé nós iremos: verso imortal que une a Carris e Grêmio na genialidade de Lupicínio Rodrigues”, ação que será transmitida ao vivo pelo telão para todos os torcedores. A história que será contada simultaneamente pelo narrador ainda é pouco conhecida da população porto-alegrense e dos torcedores gremistas, que embora saibam de memória a letra da marcha – a maioria desde crianças – e a entoem com convicta emoção, desconhecem a origem do seu mais popular verso e a relação deste com a Carris.

Conta a história que na tarde de 21 de junho de 1953 o poeta autor do hino do Grêmio, Lupicínio Rodrigues, estava sentado em um de seus bares preferidos na Cidade Baixa, o Copacabana, quando criou a frase. “Eu fiz este hino sentado em um boteco na Praça Garibaldi, tomando uma birita”, teria relatado o próprio Lupi, segundo pesquisa realizada pela Unidade de Documentação e Memória da Carris em texto publicado no Blog Memória Carris em postagem do dia 3 de dezembro de 2012.

Era dia de jogo do tricolor contra o Cruzeiro, partida que seria realizada no antigo Estádio da Baixada, a casa do Grêmio na época, localizada no Parque Moinhos de Vento. Porto Alegre enfrentava uma das maiores greves do transporte coletivo de sua história, com paralisação quase que total em ônibus e bondes – estes últimos, operados na integralidade pela Carris. Uma das linhas mais prejudicadas foi justamente a Independência, que servia as imediações daquele estádio. Enfrentando escassez e superlotação no transporte, mais e mais torcedores seguiam a pé até o jogo: estes caminhantes tricolores foram a inspiração do boêmio poeta, imortalizados na marcha composta para o cinquentenário do clube.

T2Arena – Atualmente, a companhia reforça a parceria com o clube tricolor com a implantação da linha derivada T2Arena, que leva os torcedores até o estádio nos dias dos jogos. Ela tem início duas horas antes da partida, quando o tradicional T2 tem o final da linha estendido até a Arena. Para retornar após o jogo, os ônibus partem em sentido inverso conforme a demanda no local. O serviço qualifica e facilita o transporte na região, pois em ocasiões de jogos o volume de veículos em deslocamento é grande. O itinerário e os horários estão no site da Carris, aqui.



/carris

Texto de: Fernanda Schwengber Leal
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170