Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Licitações e Contratos Carris voltar ao topo ^

Novo ônibus elétrico começa a ser testado nesta sexta-feira

14/04/2016 16:17:23

Foto: Joel Vargas/PMPA
Inovação será empregada nas linhas circulares C1, C2 e C3 da Carris

Inovação será empregada nas linhas circulares C1, C2 e C3 da Carris

A prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Carris, apresentou na tarde desta quinta-feira, 14, o novo modelo de ônibus elétrico que será testado nas ruas da Capital. Uma viagem de apresentação foi realizada, com a presença do vice-prefeito Sebastião Melo, do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, e do diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, saindo da sede da EPTC (rua João Neves da Fontoura, 7) e circulando pela rua Lima e Silva e avenida João Pessoa. (fotos)
 
A partir desta sexta-feira, 15, a inovação será empregada nas linhas circulares C1, C2 e C3 da Carris, que rodam na área central da cidade, para avaliação da adequação do veículo às características das ruas e avenidas, terreno e trânsito da região. O ônibus elétrico é da empresa chinesa BYC, montado no Brasil, e emprega tecnologia de ponta, com motor mais potente do que modelo que já esteve em testes no ano passado.
 
“A sobrecarga na mobilidade urbana está tornando muitas cidades insustentáveis. Em Porto Alegre, 70% da emissão de gás carbono vêm dos veículos automotores. Por isso, é importante buscar por uma melhor qualidade de vida pelo transporte coletivo. Se esse ônibus for aprovado nos testes, trará um ganho significativo para o futuro”, afirmou Sebastião Melo.
 
O coletivo tem ar-condicionado e acessibilidade. Além das vantagens em relação à economia e sustentabilidade, é silencioso e confortável. No interior, há mais espaço para os passageiros graças ao tamanho das baterias, que estão ainda mais compactas, e ao posicionamento destes componentes, que ficam localizados no teto do ônibus.
 
“O ônibus é 100% elétrico e diferente dos outros dois que testamos via Carris. Este atende a todas as normas da cidade. O valor dele é mais caro que de um ônibus a diesel. Custa R$ 1,5 milhão, quando os utilizados hoje são R$ 500 mil. Porém, a não utilização de combustível é um diferencial. Outro fator que analisaremos é a manutenção”, disse Vanderlei Cappellari.
 
As baterias do protótipo em testes serão carregadas à noite numa central elétrica na Carris. A durabilidade é de 250 quilômetros rodados, com vida útil de 30 anos. Isso permite mais autonomia do que o modelo anterior, dando a possibilidade de atender melhor às necessidades da cidade de Porto Alegre. O ônibus elétrico permanecerá em testes por 60 dias.
 
“Os passageiros vão notar melhorias neste modelo em relação àquele testado pela Carris no ano passado. Além de ter ar-condicionado, o interior é mais adequado ao padrão do sistema da Capital”, avaliou o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann. 
 


/mobilidade /onibus /transporte_coletivo

Texto de: Lucas Barroso e Fernanda Schwengber Leal
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170