Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Licitações e Contratos Carris voltar ao topo ^

Novo Sistema de Transporte de Porto Alegre

23/02/2016 08:30:00

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Licitação qualifica o serviço, com ampliação da frota e nova identificação

Licitação qualifica o serviço, com ampliação da frota e nova identificação

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
São 296 veículos novos no início da operação, todos com acessibilidade

São 296 veículos novos no início da operação, todos com acessibilidade

O sistema de transporte coletivo da Capital, que entrou em operação no dia 22, está mais qualificado, em função dos novos ônibus e linhas que circulam na cidade. Os veículos possuem identidade visual específica, são mais modernos e menos poluentes. A nova frota faz parte da primeira licitação do transporte público de Porto Alegre. (fotos).

 
O momento é histórico, como salientou o prefeito José Fortunati, em função das dificuldades de viabilização do processo de concorrência ao longo dos anos. A conclusão, destacou, só foi possível a partir de um árduo trabalho das equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com a ajuda dos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Cumprimento a todos por esse trabalho complexo, que faz com que a população tenha um serviço muito mais qualificado, estabelecendo novas relações com o sistema. Tenho a convicção de que é um salto de qualidade, não só pelos veículos e as novas linhas, mas pelo controle da sociedade”, disse, referindo-se à criação do Conselho de Usuários. 
 
Fortunati destacou a ampla discussão pela qual o processo passou nas 17 regiões do OP, onde foram sugeridas qualificações, como o ar-condicionado e novas linhas. “Em todas as assembleias, recebíamos a demanda de ampliação das linhas transversais. Agora, elas são uma realidade”, ressaltou.

Qualificação da frota - Desde o início da operação, são 296 veículos novos, em substituição a ônibus antigos. A frota do novo sistema iniciou com um total de 1.715 ônibus, 12 a mais do que havia anteriormente. Nos próximos três anos, serão inseridos 72 veículos a mais na frota. A cidade conta com 636 (37%) ônibus com ar-condicionado (anteriormente eram 23%) e 1.010 adaptados para cadeirantes (60%) desde o primeiro dia de operação. Outra novidade é a identidade visual, com cores específicas que informam as regiões de destino para os passageiros, facilitando o entendimento das linhas. As cores das regiões foram alteradas: azul para as linhas que atendem a zona Norte (antigo consórcio Conorte), verde para Leste (antiga Unibus), vermelho para Sul (antiga STS) e amarelo para Carris. 

Entraram em circulação no dia 22 quatro novas linhas de ônibus: a T12 - Restinga Cairú, T12A - Restinga PUC, T12.1 – Pitinga/Cairú e T13 - Triângulo/PUC. As linhas T12 e suas derivadas serão operadas pela Carris e substituirão os prefixos 314 - Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga, Lomba do Pinheiro à Pontífice Universidade Católica (PUC) e a Terceira Perimetral. Já a T13 substitui a Triângulo / 24 de outubro / PUC, circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.
 
A participação da população também foi destacada pelo diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. “O OP foi o grande diferencial nesse processo. Foram 24 reuniões, em que mais de 1,7 mil pessoas discutiram cada item do edital”, citou Cappellari. “É um grande momento para a cidade. Estamos entregando um sistema em que todas as questões foram amplamente discutidas e que serão monitoradas e fiscalizadas.”

Histórico da licitação – O terceiro edital foi resultado de mais de dois anos de trabalho das equipes da EPTC e dos demais órgãos da prefeitura. O conteúdo, que prevê ampliação e qualificação do serviço prestado ao cidadão, foi enriquecido com contribuições efetivas dos usuários. Uma série de encontros com a comunidade aconteceu para abrir espaço a sugestões: três audiências públicas, uma na Câmara Municipal e duas no Ginásio Tesourinha, a última em 15 de abril; e 24 reuniões nas 17 regiões da cidade no âmbito do Orçamento Participativo (OP). Foi criado, ainda, um canal de participação da população via internet (licitacaodeonibus@portoalegre.rs.gov.br), com o registro de 241 e-mails com sugestões individuais e representativas de entidades, todas analisadas por técnicos do município.
 
O novo edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) em 6 de maio de 2015, aberto também às empresas internacionais, dividido em seis lotes, com prestação do serviço por 20 anos, e teve propostas entregues em 6 de julho. 
 
As tabelas das linhas atualizadas estão disponíveis no site da EPTC (www.eptc.com.br) e no telefone 156, da Prefeitura de Alegre.
  
Novo Sistema de Transporte – Benefícios da nova operação
 
Frota qualificada
296 veículos novos no início da operação
Maior quantidade de ônibus articulados, dos atuais 130 para 175 (aumento de 35%)
Inicio da operação com 37% (636 veículos) da frota com ar-condicionado. Em até dez anos, toda a frota terá ar-condicionado
A partir do início da nova operação, só ingressarão veículos com ar-condicionado
Todos os veículos novos com acessibilidade 
Nova identidade visual com a identificação clara da região por cores, prefixos maiores e letreiros eletrônicos 
Todos os veículos novos com motores menos poluentes (Euro V)
Aumento da quantidade de veículos na frota – 72 carros nos próximos três anos
Diminuição da ocupação. De seis pessoas em pé por m², para quatro pessoas por m²
Previsão da utilização de novas tecnologias como ônibus elétrico, biodiesel, entre outras

Novas tecnologias embarcadas
Novo modelo de validador os carros novos – mais rápidos com tela gráfica para melhor identificação das mensagens
Desenvolvimento de projeto para monitoramento em tempo real da frota (GPS)
 
Melhorias na operação de transporte
Definição de metas de qualidade do sistema a serem perseguidas pelos novos operadores
Aperfeiçoamento da operação de transporte em relação às linhas e horários
Criação do Conselho de Usuários
 
Compromisso com Projeto BRT
Compromisso dos operadores com o futuro projeto de BRT
 
Contrato
Estabelecimento de um contrato entre os operadores e a Prefeitura de Porto Alegre determinando regras claras, possibilitando o planejamento e segurança de novos investimentos
 

LINHA

DE

PARA

NUMERAÇÃO DA LINHA

314

UNIBUS

CARRIS

T12A - RESTINGA/PUC

3141

STS

314.2

UNIBUS

CARRIS

T12 - RESTINGA/CAIRÚ

314.3

STS

314.4

UNIBUS

CARRIS

T12.1 - PITINGA/CAIRÚ

520.1

CONORTE

CARRIS

T13 - TRIÂNGULO/PUC

510

CARRIS

MOB

510

525

CARRIS

VIA LESTE

525

256

UNIBUS

VIVA SUL

256

256.1

UNIBUS

VIVA SUL

256.1

256.3

UNIBUS

VIVA SUL

256.3

257

UNIBUS

VIVA SUL

257

257.1

UNIBUS

VIVA SUL

257.1

473

CARRIS

VIA LESTE

473

431

CARRIS

VIA LESTE

431

476

CARRIS

VIA LESTE

476

M76

CARRIS

VIA LESTE

M76







/carris /eptc /licitacao /qualificacao /transporte_coletivo

Texto de: Caren Mello e Lucas Barroso
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170