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Carris realiza teste com ônibus híbrido

17/07/2015 17:18:45

Foto: Hudson Nogueira/Divulgação PMPA
Quando o veículo está parado, o motor a diesel é desligado

Quando o veículo está parado, o motor a diesel é desligado

A Carris trouxe para as ruas de Porto Alegre um novo modelo de coletivo: o ônibus híbrido. Movido a eletricidade e a diesel, a novidade verde – que ainda está em teste – promove a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, da poluição sonora e do consumo de combustível. Conforme a cor indica, trata-se de uma iniciativa alinhada à preocupação da companhia em oferecer um transporte público coletivo economicamente viável e ecologicamente responsável.

“O objetivo principal deste teste é mostrar a rentabilidade do modelo híbrido, ou seja, o retorno em economia que o ônibus ecológico gera em relação ao modelo tradicional”, explica o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann. A operação iniciou em caráter experimental na linha T9 e permanecerá por dez dias, a fim de definir características como rendimento do motor, potência e consumo. Após este período, outras linhas receberão o veículo, em um sistema de rodízio que pode estender-se por até dois meses.

Treinamento – Dois motoristas foram selecionados e capacitados para operar o ônibus. “No primeiro momento, eles estranharam o funcionamento, que é completamente diferente de um ônibus convencional. Quando o motor a diesel desliga, os componentes elétricos continuam operando a direção, luzes, ar condicionado. É como andar em um ônibus desligado”, resume o monitor responsável pelo treinamento Márcio Stangherlin. Segundo ele, a reação da população também é de surpresa. “Andar neste ônibus é uma experiência nova para todo mundo”, complementa.

O híbrido – O ônibus tem uma configuração híbrida paralela, ou seja, possui um motor a diesel e outro elétrico. Ao arrancar, o carro é movido pelo motor elétrico. O alto torque proporciona uma partida silenciosa. A partir do momento em que atinge aproximadamente 20 km/h, o motor a diesel entra em operação. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em paradas de embarque ou nos semáforos, o motor a diesel é desligado. Nas arrancadas, a emissão de poluentes é zero.

O sistema elétrico do ônibus é alimentado por baterias de íon de lítio com controle de temperatura. Estas baterias são recarregadas com a energia recuperada pela frenagem durante a operação do veículo. Todo o processo é controlado pela unidade de gestão do trem de força (PMU – Power Management Unit), que também controla o acionamento e desacionamento das duas fontes de potência e o modo de troca de marchas. 



/carris /transporte /transportecoletivo

Texto de: Fernanda Leal
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
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