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Cinquenta novos ônibus da Carris entram em operação

09/03/2015 10:54:52

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Média de idade dos ônibus da Carris caiu para 5 anos e 3 meses

Média de idade dos ônibus da Carris caiu para 5 anos e 3 meses

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito lembrou que o serviço em Porto Alegre está entre os melhores do país

Prefeito lembrou que o serviço em Porto Alegre está entre os melhores do país

A partir desta semana, a frota da Carris ganha um reforço com 50 novos veículos em operação e com um aumento de 12 ônibus em circulação, passando de 371 para 383. Trinta e oito carros mais antigos serão desativados. T4, T9 e T11 serão as principais linhas beneficiadas, nas quais o tempo de espera entre as viagens deve ser reduzido. (FOTOS)
 
Os 50 novos ônibus foram entregues à população na manhã desta segunda-feira, 9, pelo prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann. No ato, na sede da Companhia (rua Albion, 385), eles fizeram o reconhecimento da frota, que logo em seguida entrou em operação. Treze desses veículos já circulam em Porto Alegre desde fevereiro. “Num momento em que se fala tanto em mobilidade urbana, não podemos negar os avanços do transporte coletivo em Porto Alegre. Precisamos avançar cada vez mais. Mas também temos que considerar que temos hoje um serviço que está entre os melhores do Brasil. Nossos investimentos são modelo, com compra de ônibus novos com ar-condicionado, acessibilidade plena e cada vez mais conforto para motoristas, cobradores e usuários”, afirmou Fortunati. O prefeito também citou o salário dos rodoviários, o mais alto da categoria no Brasil, como outro item que faz da capital gaúcha uma referência.
 
O investimento total foi de R$ 26 milhões. Com a atualização, a média de idade de ônibus da Carris caiu de 6 anos e 8 meses para 5 anos e 3 meses. Sérgio Zimmermann destacou que a empresa, ao pensar os investimentos, tem priorizado a melhoria da qualidade do serviço e aumento da segurança nos veículos. “Queremos oferecer um transporte de passageiros cada vez mais eficiente, moderno, seguro e confortável. Esses ônibus novos possuem um dos mais modernos sistemas de escapamento para reduzir a emissão de poluentes. Além disso, desde o início deste mês, todos os nossos veículos possuem quatro câmeras internas que registram toda a movimentação”, explicou o diretor-presidente. Ele lembrou que, até o fim do mês, será inaugurada a sala de monitoramento, onde diariamente os funcionários irão verificar a situação e possíveis ocorrências dentro dos carros, identificando os responsáveis. 
 
Sobre os veículos – Os 50 veículos (35 convencionais e 15 articulados) têm chassi marca Volvo e carroceria marca Mascarello. Possuem ar-condicionado, acessibilidade, câmbio automático, computador de bordo, motor traseiro e padrão Euro 5, que emite menos poluente.  
 
Modelo de licitação permitiu economia – Se comparada à última compra, os ônibus adquiridos em 2014 e entregues neste ato representaram economia à Carris. A redução do custo foi conquistada pela decisão em alterar o formato da licitação. Anteriormente, o chassi e a carroceria eram negociados juntos. Na nova modalidade, essas partes foram compradas em processos diferentes, o que permitiu maior concorrência e, consequentemente, um preço final mais competitivo.
 
Desta forma, a compra de 35 veículos convencionais registrou economia de 11,96%, enquanto o valor dos 15 ônibus modelo articulado diminuiu 10,86%. A economia nesses dois casos chega a R$ 3.381.500,00.
 
As pioneiras – Durante o evento, as funcionárias da Carris foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. Representando todas as trabalhadoras da empresa, a motorista Liane Rodolfo e a cobradora Alexandra Mendonça Rabelo receberam flores. 
 
A Carris foi a primeira empresa do setor no Brasil a contratar motoristas e cobradores do sexo feminino. A tripulação passou a contar com as funcionárias no período da 2ª Guerra Mundial, quando muitos dos trabalhadores da Companhia tiveram que servir ao Exército Brasileiro.  
 
 



/transporte

Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
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